EM QUE CREMOS

“Cremos no Deus trino, Pai, Filho e Espírito Santo. Cremos na revelação de Deus nas Escrituras Sagradas e, por excelência, mediante o Verbo, que se encarnou. Cremos na maldade do pecado universal, no livramento do seu domínio, e na necessidade do perdão. Cremos na justiça divina, que condena os ímpios, e na misericórdia de Deus, que concede bem-aventurança na companhia do Senhor. Cremos na soberania de Deus, que cumpre o seu plano eterno, sem destruir a liberdade das pessoas. Cremos na obra redentora, que Jesus Cristo realizou por sua vida, morte e ressurreição. Cremos na obra do Espírito santo, que regenera, desperta a fé, justifica e progressivamente santifica. Cremos em uma só igreja de Jesus Cristo, universal na sua fé e missão em todo o tempo e lugar; e no sagrado dever da unidade cristã e do amor fraterno. Cremos na comunhão com Deus por Cristo, o único mediador; e na eficácia da Palavra lida e pregada, da oração, do batismo e da ceia do Senhor, como meios de graça. Cremos na necessidade de uma vida consagrada à glória de Deus e ao serviço do próximo, para a extensão do reino e o predomínio da paz e da fraternidade humana. Amém.”

Valores

Nossos valores estão pautados no evangelho, que devem nos conduzir à uma vida piedosa, justa e cheia de amor para com Deus e para com o próximo.

Visão

Ser uma rede de amor e cuidado, cumprindo a ordem de Jesus de fazer discípulos.

Missão

Nossa missão é a proclamação do Evangelho do Reino de Deus, para paz, justiça, liberdade e solidariedade, entre todos.

about_small_1

HISTÓRIA

A 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba é uma igreja protestante histórica cuja origem remonta a Reforma Protestante do século 16. Durante a Reforma surgiram dois grupos protestantes distintos: os Luteranos e os Calvinistas (Reformados). Os calvinistas se espalharam pela Europa e na Escócia foram chamados de presbiterianos. Portanto, as igrejas presbiterianas são consideradas igrejas reformadas. Tanto os reformados ingleses quanto os presbiterianos escoceses participaram ativamente na colonização dos EUA. E foi exatamente de lá que o presbiterianismo chegou ao Brasil. Isto aconteceu apenas em 1859 e o missionário pioneiro foi o Rev. Ashbel Green Simonton. Logo após crescer e se espalhar pelo sudeste brasileiro, duas questões dividiam o presbiterianismo brasileiro: a presença da maçonaria na liderança da Igreja e as decisões nas mãos dos missionários norte-americanos.

Sendo assim, no dia 31 de julho de 1903, sem haver acordo na reunião do Sínodo, um pequeno grupo de pastores e presbíteros liderados pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira, abandonam a Igreja Presbiteriana do Brasil e fundam a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Oito meses depois, exatamente no dia 12 de março de 1904, surgiu a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba sob o pastorado do Rev. Benedicto Ferraz de Campos. O grupo que deu origem a 1ª IPI saiu da Igreja Presbiteriana de Sorocaba, liderado pelo Presbítero Francisco Rodrigues Pacheco.

A história da igreja pode ser conhecida com uma visita ao Espaço Memória Presbítero Alfredo de Barros Rangel, que reúne objetos, fotos e documentos desde a fundação da igreja. O Espaço pode servir também de estudo para pesquisadores e está aberto toda segunda-feira, das 14h às 17h, com entrada gratuita.

about_small_2